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Amigos da nutrição

21 de julho de 2011

Gordura do mal !

A gordura trans aumenta os índices de colesterol total e LDL (colesterol ruim), diminui os níveis de HDL (colesterol bom) e prejudica a absorção de ômega 3 e 6 (gorduras "boas" que não são produzidas pelo corpo humano). Com tudo isso, contribui para o aumento da obesidade e pode ocorrer a obstrução dos vasos sanguíneos, provocando problemas cardiovasculares.
A gordura trans começou a ser utilizada nos alimentos industrializados como uma substituta da gordura animal, e sua finalidade é dar melhor consistência e sabor aos alimentos, além de deixá-los mais sequinhos e/ou crocantes e promover uma validade maior à eles.

O ideal seria que a gordura trans não fosse consumida, porém, como é encontrada em muitos alimentos hoje em dia, o Ministério da Saúde determinou que o ideal é que o consumo não ultrapasse as 2 gramas por dia.

Muitas empresas têm usado novas tecnologias para evitar o uso de gordura trans nos alimentos (o que não quer dizer, necessariamente, que esses produtos não tenham alto teor de outros tipos de gorduras) e é determinado pela ANVISA que todos os alimentos venham com a quantidade de gordura trans (entre outros nutrientes) detalhada no rótulo, nas informações nutricionais.


Confira as quantidades de gordura e sódio de outros alimentos, nessa imagem retirada do site Folha.com

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