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Amigos da nutrição

22 de dezembro de 2011

Boas festas com saúde !



O final de ano chegou e com ele as festas e as reuniões em família e para acompanhar: ceias e muita fartura! Com tantas delícias a disposição fica difícil escolher o que colocar no prato. Quando chega janeiro, ao subirmos na balança tomamos um susto: na maioria das vezes comemos além do necessário e ganhamos aqueles quilinhos indesejáveis a mais, resultado das guloseimas..

Aí é a hora de correr atrás do prejuízo.. academia, malhação pesada, dieta de redução de peso... preparação pesada para o verão e o carnaval que logo se aproxima.
Mas porque não fazer diferente esse ano? ao invés de engordar e depois se desesperar, deveríamos mudar um pouco as tradições e criar pratos mais saudáveis e adequados ao clima próprio desta época. Pratos saudáveis podem evitar o aumento das taxas de colesterol e triglicerídeos e doenças como diabetes e hipertensão. 


Portanto, postei algumas dicas de como montar uma ceia saudável e equilibrada que vai te ajudar a manter o peso mesmo diante de tantas delícias. Confira!

-    Salada de frutas da época - goiaba, pêssego, laranja, manga, mamão, melancia, melão, uva, abacaxi, figo, pera, cortadas em pequenos pedaços – podem ser servidas com salada de frutas e leite condensado light ou farelo de linhaça;

-   Frutos oleaginosos como as nozes, castanhas e amêndoas podem ser consumidas em pequenas quantidades, picadas e misturadas ao arroz ou as frutas, por exemplo;

-   Prepare carnes brancas como: Peru, Chester, Frango e Peixes como salmão, sardinha, arenque e truta pela presença de Omega 3 (gordura insaturada, benéfica que contribui para a saúde do coração);

- Prepare uma salada bem colorida com vegetais folhosos escuros, cenoura e beterraba raladas, milho, pedacinhos de manga, uvas passas e mescle com frutas secas – para temperar utilize azeite extra virgem, limão e sal ligth.

- Utilize arroz integral, arroz negro e a lentilha, são saudáveis e fornecem fibras que contrabalançam a ingestão de gorduras;

- Substitua o refrigerante por suco de frutas da época como melão e melancia, coquetel de frutas sem álcool e água de coco;

- Utilize temperos naturais como cebola, alho, gengibre, pimenta, limão, azeite, açafrão e ervas para preparar as carnes, evite os industrializados pelo excesso de sódio e gordura saturada;

-  Compare a diferença entre uma fatia de 80 gramas do Panettone Light que fornece 210 Kcal e 34 g de carboidratos e de Panettone tradicional  - 280 Kcal e 42 g de carboidratos, qual voce irá preferir ?!

E na hora de montar o prato ...

-     Preencha com metade de hortaliças cruas e frutos oleaginosos( por exemplo, nozes e castanhas), ¼ com carne branca e o restante com acompanhamentos menos calóricos que os habituais.

-    Para a sobremesa escolha frutas para auxiliar a digestão.

-   Para o brinde, sugiro substituir o tradicional champagne ou qualquer outra bebida por uma taça de vinho tinto que possui flavonóides, conhecidos por prevenirem doenças do coração, ou ainda você pode optar por vinho sem teor alcoólico ou suco de uva.

Além das dicas alimentares não devemos nos esquecer do verdadeiro sentido do natal, da paz, amizade, união e amor que devem estar presentes não somente nessa época, mas em todos os meses que se seguiram do ano que está por vir.

Cuidar da saúde física e mental é qualidade de vida!
Feliz Natal a todos e um ano novo com muita saúde pra voce !