E de olho nas novidades...

Amigos da nutrição

25 de fevereiro de 2012

Boas práticas de fabricação - Restaurante Tropicana

Barra de Guaratiba está localizado no litoral da zona oeste do Rio de Janeiro, e ao longo dos anos se tornou um dos bairros mais visitados da região por suas lindas praias e pelas delícias servidas nos restaurantes do local. O Restaurante Tropicana especializado em servir os frutos do mar mais saborosos e procurados pelos turistas, investe em qualidade. Visando prestar um atendimento personalizado, realiza uma parceria com a Equipe Nutrieducando e capacita profissionalmente seus funcionários para melhor atender seus clientes. 
Confira as fotos do evento !

 
Participantes do Quiz - Jogo de perguntas e respostas educativas























 



Liderada pela nutricionista Aline Monteiro, a Equipe Nutrieducando oferece o curso de "Boas práticas de Fabricação", com duração de 6 horas e oferece certificado aos concluintes, visando a qualidade, higiene e segurança alimentar das preparações realizadas nos Restaurantes da região.  

Se voce deseja levar a Equipe Nutrieducando para capacitar seus funcionários  entre em contato através do e-mail dra.alinemonteiro@gmail.com e agende um horário para conhecer melhor nosso trabalho.

24 de fevereiro de 2012

Qualidade de vida na PIB Senador Camará

Pensando na qualidade de vida dos irmãos em Cristo, a Primeira Igreja Batista de Senador Camará - RJ, recebeu a nutricionista Aline Monteiro, que ministrou a palestra "Viva mais e melhor - Alimentação saudável na Terceira Idade"




Foi uma tarde agradável onde os participantes esclareceram suas dúvidas em relação a saúde, alimentação adequada, principais patologias do envelhecimento e estilos de vida saudáveis e ainda saborearam um delicioso Coffee break preparado especialmente para a ocasião. Confira as fotos do evento !





Sr. Manoel cuidando da saúde.

Não poderia deixar de tietar as mais lindas do evento


Dra. Aline Monteiro vem desenvolvendo um trabalho de suma importância para a população do Rio de Janeiro, através do projeto "Comer bem, Viver bem!" que teve início na Primeira Igreja Batista de Campo Grande, e já se dissemina por outras igrejas da região. 


"Pretendo levar conhecimento através das palestras para toda a população carioca. Nas igrejas o trabalho vem sendo realizado e o público participa esclarecendo suas dúvidas relativas a diversos temas na área de saúde e nutrição. Nossa saúde é um dom precioso e a nutrição desempenha um papel importante em nossa qualidade de vida. A bíblia nos ensina a sermos sábios e buscar o melhor que pudermos em relação ao que comemos. É importante exercer a autodisciplina e autocontrole quando somos tentados a comer o que sabemos que não é bom para nós. Deus nos deu essas verdades para nosso benefício, portanto cuidar da saúde para viver melhor é um dever de todo cristão." 
Dra. Aline Monteiro - Nutricionista.


Gostaria de agradecer o carinho com que fui recebida pelos irmãos da PIB Senador Camará, aos irmãos da equipe de som e imagem que coordenaram toda a apresentação para que tudo saísse perfeito, a Rosana que fotografou o evento (as fotos ficaram ótimas, obrigada!). 



Agradecimentos especiais a querida Lúcia que me convidou a palestrar na igreja e cuidou de todo o Coffee break e ao seu irmão que decorou a mesa de frutas com tamanho capricho que todos puderam degustar as delicias após a palestra. 



Que Deus os abençoe grandiosamente!  Nutribeijos a todos. 


 

5 de fevereiro de 2012

Carboingratos ?!


Muitas vezes eles são vistos como grandes vilões, responsáveis por aqueles quilinhos a mais, estando sempre presentes em alimentos saborosos que são quase sempre irresistíveis.
Porém, se consumidos na medida certa exercem importantes funções orgânicas. São os carboidratos que se responsabilizam pela armazenagem da energia no nosso corpo, regulam o funcionamento proteico, evitando que as proteínas sejam usadas na produção de energia, determinam a forma de utilização de gorduras para suprir fontes de energias imediatas, e participam do bom funcionamento do sistema nervoso central, participando dos processos de excreção e estruturação das células.
Podemos dividi-los em duas classes: os carboidratos simples (ou refinados) e os carboidratos compostos (integrais), suas fontes são: pães, biscoitos, biscoitos recheados, bolos, roscas e em todos os tipos de massa, em grãos como feijão, lentilha e outros, nos cereais como aveias, granolas de cereais, milho entre outros, nas frutas, doces, hortaliças, leites e derivados, etc.  
Para que não o chamemos de "Carboingratos" e não desempenhem função indesejada estimulando a elevação do peso corporal, favorecendo o surgimento do diabetes e a degeneração da capacidade visual entre outros problemas causados pelo excesso desse nutriente no organismo, recomenda-se uma dieta balanceada, planejada exclusivamente pelo profissional nutricionista, que irá adequar a quantidade para seu biotipo e nível de atividade física diária.
Uma vez que os carboidratos simples refinados elevam a taxa de açúcar no sangue mais dramaticamente do que os carboidratos complexos, devemos ter uma visão ampliada em relação ao consumo do nutriente. Diabéticos por exemplo, devem ingerir carboidratos com baixo índice glicêmico, ao invés de alimentos refinados com índice glicêmico alto. Dosar essa ingestão, priorizando alimentos com baixo índice glicêmico durante as refeições, pode fazer diferença no controle dos níveis de açúcar no sangue.

Entretanto, há boas evidências de que uma alimentação repleta de carboidratos complexos pode ajudar a tratar e controlar o diabetes, além de auxiliar nas dietas de redução de peso. Sabemos, já há algum tempo, que pessoas com diabetes não precisam ficar longe de todos os carboidratos. O organismo processa todas as formas de carboidrato da mesma maneira, transformando-os em açúcar (glicose) - é a velocidade com que o carboidrato é processado e seus correspondentes efeitos do açúcar do sangue (glicemia) que importa no controle da diabetes.
Para os que buscam uma dieta pobre em calorias com o objetivo de reduzir peso, os carboidratos compostos são ideais, pois possuem uma quantidade significativa de fibras em sua composição, favorecendo a função intestinal e consequentemente auxiliando na perda de peso.